Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ

Maria Cristina Reis Amendoeira, Ana Lucia Ferreira, Lúcia Maria Soares Azevedo, Erotildes Maria Leal

Resumo


Medicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.53357/GPAF2725

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Maria Cristina Reis Amendoeira, Ana Lucia Ferreira, Lúcia Maria Soares Azevedo, Erotildes Maria Leal

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença