Da cardiologia a outras especialidades: livros e filmes como recursos para o desenvolvimento de competências narrativas

MONICA DE CASSIA FIRMIDA, Ieda Maria Barbosa Aleluia, David Kestenberg, Ana Luisa Rocha Mallet, Cristiane Alves Villela, Lucia Azevedo, Vania Maria C. Silva

Resumo


A Medicina Narrativa busca contribuir para a formação do profissional médico almejado nas diretrizes curriculares de 2014: humanista, ético, com responsabilidade social e com capacidade crítica para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde. Esse desafio pressupõe competências narrativas que a medicina narrativa busca desenvolver ao utilizar obras literárias e filmes, entre outras manifestações artísticas, no ensino médico. Nesse artigo apresentamos exemplos de inserção de três filmes e um texto literário em disciplinas que se caracterizam por conteúdos extensos e eminentemente técnicos, com pouco espaço para discussão de questões do processo de adoecimento que vão além desses aspectos. Essa fragmentação no ensino se reflete numa fragmentação no cuidado e nesse artigo apresentamos algumas sugestões de como introduzir nas disciplinas de conteúdos mais específicos, através das artes, discussões extremamente relevantes para o cuidado integral ao paciente.


Palavras-chave


Medicina Narrativa; Educação Médica; Literatura e Medicina; Humanidades Médicas; Medicina e Arte

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DOI: https://doi.org/10.53357/HXEN1195

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