A arte e o estudante de medicina: experiências antes e durante o isolamento social

Rachel Gomes Boechat de Oliveira, Brendha Leandro dos Santos, Gabriela Granieri de Oliveira Aidar, Victoria Luiza Pacini, Marília Nabuco Leva Ferreira de Freitas

Resumo


Este artigo visa apresentar a experiência de docentes e discentes do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no seu contato com a arte antes e durante o isolamento social determinado pela pandemia do COVID-19, através do projeto Arte na Veia - UFRJ.  Evidenciamos as diferenças na participação dos alunos nesses dois momentos contrastantes, assim como as plataformas usadas para adaptar reuniões digitais e os desdobramentos da iniciativa, tais quais a página na plataforma Instagram, o Clube do Livro e o Cinedebate. Abordou-se a prática da medicina narrativa e da arte enquanto ação terapêutica, especialmente relacionada à saúde mental - de alunos da graduação médica e seus pacientes.  Buscamos revelar a importância do conhecimento artístico aliado a educação médica como estratégia de desenvolvimento das humanidades.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.53357/WGMY3662

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 DIVERSITATES International Journal



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença