Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino

Carla Ribeiro Guedes, Marilene Cabral do Nascimento

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino na graduação de medicina, focada na aquisição de habilidades e competências no âmbito das tecnologias leves, caracterizada pelos modos relacionais de agir no ato de cuidar. Com uma metodologia ativa, a disciplina visa o desenvolvimento de atividades educativas, através de grupos de sala de espera, nos ambulatórios de um hospital universitário, de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Concluímos constatando que podemos produzir novos sentidos para o cuidado médico ao introduzir na formação marcadores advindos da tecnologias leves. Referenciais como acolhimento, vínculo, responsabilização, negociação, estímulo à autonomia do paciente nos mostram que é possível criar novas ‘marcas’ que possam contribuir para a construção de uma clínica ampliada.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença