Histórico do periódico

A Diversitates foi criada em 2009, como parte das atividades realizadas pelo Núcleo de inclusão Social (NIS), um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenado pela Profa. Dra. Maria Clara Dias. Sua proposta era fortalecer o tripé que consolida o papel da universidade pública e gratuita, a saber o ensino, pesquisa e extensão, além de criar uma vinculação efetiva entre a produção acadêmica e a sociedade, dando ênfase aos setores da sociedade historicamente marginalizados pelas estruturas de saber e poder hegemônicas. O NIS aspira, desde então, por uma produção de saber comprometida com a inclusão socioeconômica, racial e gênero, desvinculada do modelo cis-heteronormativo e especista que impera dentro e fora do ambiente acadêmico. Logo, a Revista deveria garantir este compromisso e promover, um debate interdisciplinar sobre questões relativas a direitos básicos e justiça social que afetam diretamente as sociedades contemporâneas. Na ocasião todo o projeto, incluindo a Revista, era conduzido, basicamente, pela coordenadora e por estudantes do curso de filosofia.

Com o surgimento do Programa interdisciplinar e interinstitucional de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), o NIS, e com ele a Diversitates, passou a incorporar professoras/es, estudantes e outras instituições de formações diversas. Em 2013, o professor Carlos Dimas Martins Ribeiro, do PPGBIOS, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), assumiu a coordenação da Revista, em cooperação com outros professores da UFF, vinculando-a à Pró-Reitoria de Extensão, sendo, portanto, cadastrada como um projeto de extensão da UFF. No ano seguinte, 2014, ela passou a integrar o Open Journal Systems. Durante os próximos 6 anos destacaram-se publicações voltas para temas de Bioética e Saúde Coletiva.

Em 2016 o NIS estabelece uma parceria com o Laboratório de Ética Animal e Ambiental (LEA), coordenado pelo Prof. Dr. Fabio A. G. Oliveira, da UFF. Tal parceria possibilitou e fortaleceu uma ampla frente de produções e ações de combate ao ecocídio e especismo, integrando duas Instituições de Ensino Federais situadas no Estado do Rio de Janeiro. Dentre as produções, destacam-se a organização de seminários e oficinas, publicação de livros, artigos, cartilhas e a direção de documentários.

No decorrer de mais de uma década de existência o NIS consolidou-se como um projeto interinstitucional e interdisciplinar, mantendo até hoje parte de sua equipe original: ex-estudantes, hoje professoras/es em diferentes instituições de ensino por diferentes regiões do Brasil.

Visando ampliar ainda mais seu compromisso com a pluridiversidade, dada a necessidade e urgência de consolidação de espaços acadêmicos que promovam o giro epistemológico necessário para o enfrentamento das desigualdades sociais estruturantes que ainda enfrentamos, em 2020, a Revista Diversitates passa por uma reformulação de sua Equipe e Conselho Editorial. A Revista, que permanece vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFF, volta a ter a Profa. Dra. Maria Clara Dias como Chefe-Editorial e uma Equipe diversificada de pesquisadoras/es e professoras/es de diferentes instituições nacionais e internacionais comprometidas com a luta por justiça.