O Cuidado à Criança Hospitalizada: Interações Simbólicas entre as Dimensões Profissional e Leiga // Care to Hospitalized Children: Symbolic Interactions between the Professional and Lay Dimensions
Resumo
Resumo:
O estudo objetiva analisar os significados da atenção à saúde de crianças hospitalizadas pela ótica dos profissionais atuantes nessa área. O método de natureza qualitativa, fundamentado na perspectiva interacionista simbólica, envolve a análise de 22 entrevistas semiestruturadas de profissionais de saúde. Como resultado da análise, configuram-se duas temáticas: (1) as tensões no reconhecimento de crianças como sujeito de fato e de direito: conflitos e negociações entre cuidado leigo e profissional e (2) as dificuldades no manejo das relações e a construção da identidade profissional no campo da saúde da criança: disputas e hierarquizações. Dentre as conclusões, destaca-se que propiciar uma interlocução efetiva entre promoção da saúde e direito à saúde e à vida de crianças significa levar à radicalidade a noção de sujeitos de fato, no sentido de valorizar elementos simples do diálogo comum, da vida cotidiana como necessários ao crescimento, desenvolvimento, adaptação de linguagens e ação na interação e cuidado à saúde de crianças na atenção secundária e terciária à saúde.
Palavras-chave: criança; hospitalização; interacionismo simbólico; profissionais de saúde.
Abstract:
The study aims to analyze the meanings of health care of hospitalized children in the view of working professionals. The qualitative method, based on symbolic interactionism perspective, involves the analysis of 22 semi-structured interviews with health professionals. As the result of the analysis, two topics are configured: (1) the tensions in the recognition of children as a subject of fact and law: conflicts and negotiations between lay and professional care and (2) the difficulties in managing the relations and in building the professional identity in the field of child health: disputes and hierarchies. Among the findings, it is noteworthy that providing an effective dialogue between health promotion and the right to health and life of children means taking the radical notion of subject in fact, thus appreciating the simple elements of the common dialogue of everyday life as necessary for growth, development, language adaptation and action in the interaction and health care of children in secondary and tertiary care health.
Key-words: child; hospitalization; symbolic interacionism; health team.
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