As Narrativas de vida como ferramenta para a formação e a pesquisa em educação e saúde

Rafael Cardoso Chagas

Resumo


Resumo:

Este artigo se propõe a discorrer sobre as narrativas de vida enquanto uma ferramenta com potência para operar transformações nos modelos de formação e de pesquisa em educação e saúde. Sugere-se que a memória dos trabalhadores, produzida pelas suas narrativas, pode revelar relações de poder e de saber que atravessam as práticas em saúde. Para isso, algumas experiências vivenciadas no processo de investigação a um projeto de formação, em diálogo com uma vasta literatura sobre o tema, serão discutidas neste trabalho. A reflexão crítica em torno dessas experiências possibilitou a sistematização de novas formas de pensar a produção do conhecimento tanto na pesquisa quanto na formação de trabalhadores em saúde.

Palavras-chave Narrativas de vida. Educação e saúde. Pesquisa. Formação de trabalhadores em saúde

 

Abstract:

This article aims to dissertate on narratives of life as a tool with power to operate changes in models of training and research in education and health. This article suggests that the memory of workers, produced by its narrative, can reveal relations of power and knowledge that transverse health practices. Therefore, some experiences of the research process to a training project, in dialogue with a wide literature on the subject, will be discussed in this paper. The critical reflection on these experiences made possible the systematization of new ways of thinking about knowledge production in both research and training of health workers.

Key words: Narratives of life. Education and health. Research. Training of health workers


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença