Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
Resumo
Medicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.53357/GPAF2725
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Maria Cristina Reis Amendoeira, Ana Lucia Ferreira, Lúcia Maria Soares Azevedo, Erotildes Maria Leal
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900