Oficinas em Medicina Narrativa no internato integrado em Medicina da Família e Comunidade, Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFRJ
Resumo
Após contextualizar a construção do internato integrado em MFC, Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFRJ e o debate da Medicina Narrativa na APS, este artigo relata a experiência das oficinas fundamentadas na metodologia da MN como um recurso no processo ensino-aprendizagem. A pandemia COVID19 trouxe para o internato atividades remotas. Entre estas, as oficinas de Medicina Narrativa. O relato, recente e em andamento, aponta a necessidade de ampliação de metodologias ativas que valorizem e estimulem o contato do estudante com suas emoções e o aprimoramento da sua criatividade. Destaca-se a experiência pioneira dos diários de campo semanais, implantados desde 2006, que se constituem em narrativas livres e reflexivas sobre as experiências vividas pelos discentes no cotidiano do estágio nas Clínicas da Família.
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PDFDOI: https://doi.org/10.53357/KCYA8701
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