Da cardiologia a outras especialidades: livros e filmes como recursos para o desenvolvimento de competências narrativas
Resumo
A Medicina Narrativa busca contribuir para a formação do profissional médico almejado nas diretrizes curriculares de 2014: humanista, ético, com responsabilidade social e com capacidade crítica para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde. Esse desafio pressupõe competências narrativas que a medicina narrativa busca desenvolver ao utilizar obras literárias e filmes, entre outras manifestações artísticas, no ensino médico. Nesse artigo apresentamos exemplos de inserção de três filmes e um texto literário em disciplinas que se caracterizam por conteúdos extensos e eminentemente técnicos, com pouco espaço para discussão de questões do processo de adoecimento que vão além desses aspectos. Essa fragmentação no ensino se reflete numa fragmentação no cuidado e nesse artigo apresentamos algumas sugestões de como introduzir nas disciplinas de conteúdos mais específicos, através das artes, discussões extremamente relevantes para o cuidado integral ao paciente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.53357/HXEN1195
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 MONICA DE CASSIA FIRMIDA, Ieda Maria Barbosa Aleluia, David Kestenberg, Ana Luisa Rocha Mallet, Cristiane Alves Villela, Vania Maria C. Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900