"M" de Memória
Resumo
RESUMO: Neste artigo, debruço-me sobre o filme M (1931), de Fritz Lang, um marco da estética expressionista alemã, cujo tom profético é, ainda hoje, assinalado por todos. Na verdade, antecipando o regime totalitário nazi, M é um estudo profundo sobre um modo de controlo social próprio das grandes ditaduras que marcaram o século XX, bem como uma análise psicológica do que esses sistemas inculcaram nos indivíduos. Paralelamente, dou também conta da importância dos recursos cinematográficos para a construção da cidade que serve de pano de fundo a M, e cuja atmosfera funciona como condicionador do modo de vida da população que a habita. Por fim, interrogo-me sobre as eventuais ressonâncias do estudo de Lang nas nossas sociedades pós-modernas, dando como exemplos, a esse propósito, o incremento da vídeo-vigilância e a predominância dos reality show.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Expressionismo alemão – Totalitarismo – Alemanha –Nazismo – Poder – Controlo social – “Big Brother”.
ABSTRACT: In this article, I focus on the movie M (1931), from Fritz Lang, one of the most importante symbols of the german expressionism aesthetics. Its profetic view is very well known. In fact, M becomes a very deep study about the social control taken by the major dictatorships in 20th century and how it affected the individuals psychologically. At the same time, I talk about how Lang used film techniques to build the city backgroundof M and how its atmosphere does seem very opressive to the way people can live their own lives. In the end, I propose that we can find resonances from M in our post-modern societies, especially in what concerns to the increase of public video surveillance and television reality shows.
KEY WORDS: Film – German Expressionism – Totalitarianism – Germany – Nazism –Power – Social Control – “Big Brother”.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900