Análise da suficiência das disciplinas teóricas para a prática dos Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Odontologia, aprovadas em 2002, indicam necessidade da formação de um cirurgião dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo e com capacidade de atuar em todos os pontos de atenção à saúde. O Curso de Odontologia da Universidade Federal Fluminense iniciou, em 2013, implantação de nova matriz curricular, incluindo reorganização dos Estágios Supervisionados. O presente trabalho objetivou identificar ações realizadas pelos alunos nos campos de estágios e verificar suficiência teórico-prática das disciplinas do Núcleo. Analisou-se material secundário de avaliação, na forma de registros de depoimentos dos alunos. Encontrou-se convergência geral entre conteúdos prévios e vivências nos Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva. Entretanto, ajustes como inclusão de conteúdos sobre trabalho multiprofissional, gestão de conflitos e ferramentas de trabalho na atenção básica são necessários. Atenção às necessidades do mundo do trabalho é essencial para formação socialmente responsável.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.53357/WIZL3887
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900