Riscando os excessos: o registro do que nos contam os doentes pela semiologia e pela medicina narrativa.
Resumo
Este artigo pretende apresentar uma reflexão acerca do ensino médico atual, discutindo a experiência e o relato de alunos de medicina, ao iniciar o ciclo clínico, através das aulas de semiologia e concomitante participação nos estudos e oficinas práticas de Medicina Narrativa. Trata-se de um período enriquecedor, quando se inicia o contato direto do estudante com o doente. Entende-se que, embora necessário algum modelo ao iniciante da prática médica, o formato atual de anamnese sendo ensinado pode ser limitador e pouco abrangente frente à complexidade das relações estabelecidas com os pacientes. Considera-se a medicina narrativa uma proposta que, ao valorizar e estimular a escuta atenta às histórias dos doentes, torna-se fundamental para complementar a formação do acadêmico de medicina.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.53357/DKBC4956
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Fátima Cristina Melo Geovanini, Gabriela Carreiro Kubitschek Lopes, Flávia Gebran, Juliana Abreu, Luiza Otero, Yohana Amorim, Ana Mallet
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![](/public/site/images/uffadmin/logo_sumarios.png)
![](/public/site/images/uffadmin/logo_pkp.png)
![](/public/site/images/jferreirajunior/WhatsApp_Image_2020-11-24_at_20.34_.27_(1)_.jpeg_1.png)
![](/public/site/images/jferreirajunior/WhatsApp_Image_2020-11-24_at_20.34_.27_1.png)
![](/public/site/images/uffadmin/logo_road.png)
![](/public/site/images/jferreirajunior/WhatsApp_Image_2020-11-24_at_20.34_.27_(2)_.jpeg_.png)
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
![Creative Commons BY 4.0](/public/site/images/uffadmin/cc-by.png)