Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde

Ana Lúcia Abrahão, Francisco Leonel Fernandes, Ândrea Cardoso de Souza

Resumo


A construção de práticas solidárias e interprofissional, ratifica o caráter múltiplo do vínculo social, contida naquilo que funda a Reforma Sanitária Brasileira, ao mesmo tempo em que se torna uma questão importante para a formação dos profissionais de saúde. Este estudo busca, analisar a questão do vínculo entre usuário e trabalhador e sua articulação com uma ética colaborativa e de solidariedade. Trata- se de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, com alunos, profissionais e professores, vinculados ao programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados durante o emprego da metodologia Sombra, no período de vigência do programa. Posteriormente os dados foram organizados em narrativas e analisados tematicamente. Foram evidenciadas narrativas de alunos e docentes sobre vínculo entre usuário e profissional, ressaltando aspectos decisivos para a construção do cuidado. As narrativas apontam também para o aspecto civilizatório das políticas públicas. Por fim, a conjuntura do programa e da metodologia Sombra por ele ensejada, mostrou-se uma forma de abordar o processo social enquanto prática política, criando cenários de interlocução colaborativas e solidárias na promoção de vínculo entre aluno e usuário.


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DOI: https://doi.org/10.53357/GZSI1362

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