Homeopatia e Acupuntura na formação médica da Universidade Federal Fluminense: trajetórias e perspectivas

Maria Inês Nogueira, Marilene Cabral do Nascimento

Resumo


Este artigo apresenta trajetórias, perspectivas e desafios do ensino das Práticas Integrativas e Complementares no curso médico da Universidade Federal Fluminense, com ênfase para homeopatia e acupuntura. É uma pesquisa qualitativa, realizada em 2014, com levantamento de ementas e programas das disciplinas pesquisadas, entrevistas individuais com coordenadores e alunos e grupo focal com ex-alunos. A interpretação dos dados se baseou na discussão epistemológica sobre paradigmas e nas categorias racionalidade médica e integralidade em saúde. Os resultados revelaram que, apesar de resistências institucionais, epistemológicas e socioculturais, há interesse e receptividade dos estudantes de medicina nesse ensino. Destacam-se as possibilidades de interação e complementaridade entre os paradigmas vitalista e biomédico como contribuições para a ampliação da clínica e o cuidado integral.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.53357/MRUQ7963

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença