Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos

Vivian de Carvalho Reis Neves, Lilian Koifman

Resumo


Introdução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.53357/VHAE4137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença