Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário

Maria Estela Shiroma, Lenita Barreto Lorena Claro

Resumo


A hospitalização é uma experiência difícil, especialmente para crianças e adolescentes. Evidências sugerem que a narração e leitura de histórias podem atuar como recurso terapêutico complementar, que contribui para a melhor qualidade desse período. A experiência de cinco anos do Projeto de Extensão “Asas de Papel”, na enfermaria de pediatria do hospital da Universidade Federal Fluminense, mostra a contribuição dessas atividades para a redução da ansiedade e tristeza de crianças e adolescentes e incentivo à sua criatividade, capacidade de expressão e interação. Observa-se, ainda, o estímulo para que os adultos acompanhantes adquiram o hábito de contar histórias para as crianças. Para os estudantes de graduação participantes, foi relatado alívio do estresse, frequente na vida acadêmica e contribuição para o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, importantes para futuros profissionais de saúde e para todos os que lidam com públicos diversos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.53357/ILAX3351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença