Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino na graduação de medicina, focada na aquisição de habilidades e competências no âmbito das tecnologias leves, caracterizada pelos modos relacionais de agir no ato de cuidar. Com uma metodologia ativa, a disciplina visa o desenvolvimento de atividades educativas, através de grupos de sala de espera, nos ambulatórios de um hospital universitário, de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Concluímos constatando que podemos produzir novos sentidos para o cuidado médico ao introduzir na formação marcadores advindos da tecnologias leves. Referenciais como acolhimento, vínculo, responsabilização, negociação, estímulo à autonomia do paciente nos mostram que é possível criar novas ‘marcas’ que possam contribuir para a construção de uma clínica ampliada.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900