EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

Juliana Garcia Gonçalves, Alessandra De Sá Earp Siqueira, Isabel Garcia de Almeira Rocha, Eduardo Fernandes Felix de Lima, Letícia da Silva Alves, Beatriz Oliveira da Silva, Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, Emerson Elias Merhy, Marcelo Gerardin Poirot Land

Resumo


Este artigo faz parte da Tese de Doutorado “A Lei no. 12.732/12 e seu Efeito no Cuidado aos Pacientes Oncológicos” e apresenta o resultado de estudo descritivo, a partir de uma perspectiva evolutiva, das políticas brasileiras relacionadas ao controle do câncer de mama.

O câncer de mama é uma das doenças crônicas mais incidentes no contexto de transição demográfica, epidemiológica, e intensificação bio e micropolítica.  Três momentos marcam as políticas voltadas para o controle do câncer de mama no Brasil: no primeiro, anterior a 1997, não são identificadas estratégias para detecção precoce. O segundo, compreendido entre 1997 e 2004, é marcado pelo investimento em conscientização e incentivo ao autoexame. O terceiro se inicia em 2005 com o emprego do screening baseado na mamografia e programas de gestão com incentivos financeiros e propostas normativas para o aumento da oferta de acesso.


Texto completo:

PDF ()

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 DIVERSITATES International Journal



           
Diversitates International Journal - ISSN 1984-5073
Pro-Reitoria de Extensão - Universidade Federal Fluminense
Rua Miguel de Frias, nº 9, 6º andar, Icaraí, Niterói - RJ CEP:24220 900
   Creative Commons BY 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença