Reconhecimento e respeito à diversidade na formação em saúde a partir de uma perspectiva de justiça

Michelle Cecille Bandeira Teixeira, Maria Clara Dias

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar um processo de formação em saúde através das lentes da justiça social, no que se refere a diversidade dos estudantes. Utilizamos uma metodologia qualitativa, através de entrevistas e grupo focal com estudantes e professores de um curso da saúde (odontologia) de uma universidade pública brasileira. Como enfoque de justiça, utilizamos a “perspectiva dos funcionamentos”. Os resultados indicam que questões de preconceito, discriminação, ausência de diversidade racial e social, desrespeito a pessoas com deficiência e ambiente heteronormativo fazem parte da formação destes futuros profissionais de saúde. Assumimos que é responsabilidade da educação universitária que se propõe a formar sujeitos éticos e socialmente comprometidos promover arranjos institucionais pedagógicos, curriculares organizacionais e políticos mais equitativos e que afirmem a diversidade, ao invés de prejudicá-la, como foi demonstrado neste estudo.


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