Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Diversitates é uma publicação eletrônica da Universidade Federal Fluminense. De acesso aberto, fluxo contínuo e caráter eminentemente interdisciplinar, a Diversitates possui como foco primordial as discussões contemporâneas em torno da Filosofia Prática, dando destaque à bioética e a ética aplicada em suas múltiplas dimensões.

Publicamos resultados de investigações, trabalhos inéditos (artigos, resenhas, entrevistas, traduções), com excelência e vanguarda na área da Filosofia Prática, privilegiando análises críticas, abordagens inovadoras e debates sobre os desafios contemporâneo da ética aplicada e bioética. As publicações endereçadas podem ser realizadas nos idiomas português, espanhol e inglês.

Desde 2009 a Diversitates vem se ocupando da criação de um espaço de interlocução interdisciplinar, a partir de discussões filosóficas que versem sobre temas contemporâneos diversos, cuja a urgência faz da bioética e ética aplicada áreas prementes para o aprofundamento da discussão acadêmica nacional e internacional da atualidade.

 

Políticas de Seção

Artigos

Textos resultantes de pesquisas originais de natureza teóricas ou empírica ou de revisão da literatura (entre 07 e 25 páginas).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Comentários sobre livros publicados no Brasil ou exterior, nos últimos dois anos, sob a forma de resenhas críticas (até 07 páginas).

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses

Descrição sucinta de dissertações de mestrado e teses de doutorado e/ou de livre-docência (até 3000 palavras). Necessário incluir nos documentos suplementares cópia da folha de aprovação do trabalho.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

A submissão de entrevista obedece à forma pergunta-resposta e não deve ultrapassar 40.000 palavras. As entrevistas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar o título; o resumo; 5 palavras-chave; notas de rodapé se necessário e até 10 imagens (entre 150 a 200dpi em formato JPEG ou TIFF).

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido. Devem vir acompanhadas de autorização do autor e do tradutor ou da pessoa ou editoral detém os direitos autorais.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Visuais

O ensaio terá uma página de rosto com o título do ensaio (português/inglês; português/espanhol; inglês/português ou espanhol/português) (até 10 palavras), nome do autor/artista com seu ORCID e sua filiação (quando for o caso), resumo (até 500 palavras) e 5 palavras-chave  e última página, após o ensaio visual, constará um currículo sobre o/a autor(a) (até 150 palavras). Todos os textos em português/espanhol (resumo, palavras-chave e currículo) deverão ser traduzidos para versão em inglês. Os autores poderão ocupar no máximo 6 páginas (180x230mm) individuais ou espelhadas na posição vertical para dispor o seu projeto visual. O artista está livre para interferir na página (180x230mm) sem restrições de margens. As imagens de cada página deverão ser enviadas com resolução mínima de 300 dpi, formato *TIFF ou *JPEG. Sendo arquivos separados para cada imagem, numerados conforme a sequência de páginas proposta pelo autor(a).

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo texto enviado para publicação será submetido a uma avaliação inicial pelo editor-chefe ou editor adjunto, em que será levado em consideração o escopo da Revista. As regras de normatização adotadas, a adequação das palavras-chaves e os aspectos ortográficos e gramaticais serão de exclusiva responsabilidade dos autores.

A segunda etapa refere-se ao processo de avaliação por pares. O manuscrito será remetido a um editor assistente especialista na área, que o encaminhará a dois revisores para emissão de avaliações que podem ser dos tipos: aprovação, revisões requeridas e não aprovação. O editor assistenta tomará por base as avaliações disponíveis e fará um parecer recomendando ao editor associado a publicação ou rejeição do artigo. A decisão final sobre a publicação do trabalho é de responsabilidade do corpo editorial. 

Isso posto, informamos que este periódico oferece aos seus autores a possibilidade de adequação ao modelo de Ciência Aberta (Open Science), que promove uma maior abertura de todo o processo editorial. Por isso, os avaliadores poderão, desde que fornecida autorização prévia ao corpo editorial por parte dos envolvidos (avaliador e autor), interagir diretamente com o autor, no que chamam de avaliação por pares aberta (para saber mais sobre essa forma de avaliação, clique aqui). Além disso, se permitido pelo autor, avaliadores poderão ter suas avaliações publicadas como comunicação científica com DOI, podendo ser incluída no currículo lattes. Fica facultado ao avaliador permitir à revista a publicação de sua avaliação sem a devida identificação. Ressaltamos que a adoção do modelo Open Science é inteiramente facultativa e deve ser primeiramente autorizada pelo autor. Os avaliadores que desejam participar desse modelo devem informar à editora-chefe. 

 

Periodicidade

Diversitates é uma de fluxo contínuo, os artigos são adicionados ao sumário anual quando prontos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo em consonância com o Budapest Open Access InitiativeAlém disso, não cobramos nenhum tipo de taxa autoral (no Article Processing Charges).

Além disso, a Diversitates International Journal  permite aos autores interessados adequar sua publicação ao modelo de Ciência Aberta (Para saber mais sobre esse modelo, que também é conhecido como Open Science, clique aqui).

Por isso, sugere aos autores(as) que disponibilizem o texto que irão submeter em servidores de PrePrintsreconhecidos pela revista: SSRN (sugerido para Artigos em língua inglesa ou espanhola, mas não somente) ou SciELO (sugerido para artigos em português, mas não somente). (Para saber mais sobre o que são servidores de preprints clique aqui).

Para ter seu artigo publicado conforme o modelo de Ciência aberta é necessário preencher o formulário de conformidade com a ciência aberta elaborado pela SciELO, que pode ser encontrado aqui, e incluí-lo nos documentos suplementares no momento da submissão.

Por ser a Ciência Aberta ainda pouco usual nos periódicos de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais em geral, sua adoção é inteiramente facultativa


 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Além disso, conta com backup físico (mantido pelo Núcleo de Inclusão Social-UFRJ) e na nuvem de todos os artigos publicados, bem como de seus metadados.

 

Ética em pesquisa

Como manual de conduta ética adotamos o Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e as Diretrizes sobre Integridade Academica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Política Antiplágio

A Diversitates International Journal repudia qualquer forma de plágio, e declara que é responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu texto, realizando a citação nos padrões definidos pelas diretrizes para autores. Na hipótese de verificada a ocorrência de plágio, o trabalho científico será imediatamente rejeitado.

 

Fluxo Contínuo

Para agilizar o processo editorial a Diversitates International Journal adota um modelo de fluxo contínuo. Isso significa que os artigos são publicados imediatamente após o término da editoração, não havendo a necessidade de aguardar o fechamento de edição. 

 

Diretrizes para Conflito de Interesses

A cada texto submetido à Diversitates International Journal o autor responsável deve preencher o formulário abaixo para a Declaração de Conflito de Interesses. No caso de haver co-autores, apenas o responsável pela submissão precisará responder ao formulário.